Maioria dos portugueses é fiel ao concessionário

Os automobilistas portugueses consideram que foram bem recebidos pelos concessionários onde adquiriram a última viatura.

De acautordo com o Observador Cetelem, a maioria dos automobilistas portugueses (68%) permanecerão fiéis a renovar o seu veículo na concessão onde já compraram a sua viatura anterior. Ainda assim, 8% dos inquiridos afirmam não pretender voltar à concessão onde compraram o seu automóvel atual. Com uma classificação média de 7,7/10, os automobilistas portugueses consideram que foram bem recebidos pelos concessionários onde adquiriram a última viatura.

A nota atribuída aos concessionários pelos portugueses corresponde exatamente à média dos 14 países analisados: 7,7 sobre 10. A satisfação do cliente é superior junto dos americanos (8,1), alemães (8,0) e brasileiros (8,0). Por outro lado, os turcos e os japoneses mostram-se mais severos, com uma média de 7,0 e 7,1, respetivamente.

Assim, constata-se que, de uma forma geral, os concessionários são bem vistos pelos automobilistas. Contudo, a análise demonstra também que a satisfação do cliente não implica necessariamente fidelidade à concessão: por vezes existem grandes diferenças entre as classificações atribuídas e as intenções expressas de voltar ao mesmo concessionário. Por exemplo, os belgas, que apesar de avaliarem de forma bastante favorável a sua concessão atual (7,9/10), 11% declaram que não voltarão a elas (vs. 7% em média) e 21% estão indecisos.

As análises económicas e de marketing, bem como as previsões, para o Caderno Automóvel 2015, foram efetuadas em colaboração com a empresa de estudos e consultoria BIPE (www.bipe.com). Os inquéritos de campo ao consumidor foram conduzidos pela TNS Sofres, durante o mês de julho de 2014, em catorze países (Bélgica, Alemanha, Espanha, França, Itália, Polónia, Portugal, Reino Unido, Turquia, Japão, Estados Unidos, Brasil, China e África do Sul), com amostras representativas das populações nacionais, num total de 7.550 pessoas questionadas pela Internet.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”] [twitter style=”vertical” float=”left”]

Pin It on Pinterest