Via Sacra recriada no Pico da Torre

A exemplo dos últimos 20 anos, os jovens da paróquia de Santa Cecília levarão hoje a efeito a encenação dos Passos da Paixão de Cristo.

A Igreja Católicavsa celebra esta semana a Páscoa. Hoje, sexta-feira, em vários locais do Mundo assinala-se a Via Sacra (Paixão e Morte de Jesus Cristo) e na Região Autónoma da Madeira, mais concretamente no concelho de Câmara de Lobos, vive-se um dos momentos mais marcantes da Semana Santa.

Assim, a exemplo dos últimos 20 anos, os jovens da paróquia de Santa Cecília levarão a efeito a encenação dos Passos da Paixão de Cristo, mais conhecida por Via-Sacra. A referida encenação terá lugar esta sexta-feira Santa, dia 3 de abril, às 9h30h, na estrada do Pico da Torre. em Câmara de Lobos.

O sacerdote Francisco Caldeira, responsável pela encenação, sublinha o “empenho e a abnegação dos participantes, bem como a crescente adesão do público vindo de toda a ilha”.

O Drama da Paixão terá, no presente ano, os seguintes autos: A entrada de Jesus em Jerusalém; A Última Ceia e o Lava-Pés; A Traição de Judas; A Condenação de Jesus e as suas causas; A Caminhada de Jesus para o Calvário; A Crucifixão, a Morte e a Sepultura de Jesus; No Sepulcro, a procura de um sentido.

De referir que haverão comentários atualizados à vida da humanidade hodierna nas diferentes etapas da Via-Sacra. De mencionar ainda que nesta encenação participam setenta jovens.

Curiosidades sobre a Páscoa

A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes entre as culturas ocidentais. O termo “Páscoa” tem uma origem religiosa que vem do latim ‘Pascae’. Na Grécia Antiga, este termo também é encontrado como ‘Paska’.

Historiadores encontraram informações que levam a concluir que uma festa de passagem era comemorada entre povos europeus há milhares de anos atrás. Principalmente na região do Mediterrâneo, algumas sociedades, entre elas a grega, festejavam a passagem do inverno para a primavera.

Entre os judeus, esta data assume um significado muito importante, pois marca o êxodo deste povo do Egito, por volta de 1250 a.C, onde foram aprisionados pelos faraós durante vários anos. Entre os primeiros cristãos, esta data celebrava a ressurreição de Jesus Cristo (quando, após a morte, sua alma voltou a se unir ao seu corpo).

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”] [twitter style=”vertical” float=”left”]

Pin It on Pinterest