Escola do Carmo testa Plano de Prevenção e Emergência

A situação simulada foi um incêndio na cozinha que não foi controlado pela equipa da 1.ª intervenção da escola.

No âmbito da implemecarntação das medidas de autoproteção constantes da lei de segurança contra risco de incêndios em edifícios, e com o intuito de testar o plano de prevenção e emergência da escola, foi realizado um Simulacro de Evacuação na EB23 Luís Maurílio Dantas em Câmara de Lobos.

A situação simulada foi um incêndio na cozinha que não foi controlado pela equipa da 1.ª intervenção da escola, obrigando à evacuação da escola e à chamada dos meios de socorro. No procedimento de emergência, foi realizada então a evacuação completa de todos os alunos, professores e funcionários da escola para o ponto de encontro, e testada a sua equipa de segurança e suas missões(alarme, alerta, cortes de energia e gás, evacuação, coordenadores de piso, concentração e controlo, informação e vigilância e primeiros socorros).

Face ao incidente, numa ação coordenada entre os diferentes agentes de proteção civil presentes, foi cortado o trânsito pela PSP nas ruas circundantes da escola, enquanto que os Bombeiros efetuaram o combate ao suposto incêndio, assim como o resgate e salvamento de uma funcionária, que tinha ficado retida na cozinha.

Esta escola “tem já uma tradição e uma cultura de segurança bem vincada e assumida, facto que foi confirmado pelo excelente desempenho” de todos os elementos da escola, docentes, não docentes e alunos, na execução das suas missões e comportamentos de emergência. O Simulacro “foi um excelente” exercício de treino dos procedimentos de emergência para toda a comunidade escolar, assim como para os agentes da proteção civil envolvidos, sendo este treino fundamental para rotinar procedimentos em possíveis situações reais.

De salientar que no simulacro participaram os Bombeiros de Câmara de Lobos, a PSP local, estando presentes também como observadores externos o Serviço Regional e Municipal de Proteção Civil assim como um representante da Secretaria Regional de Educação e Recursos Humanos.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”] [twitter style=”vertical” float=”left”]


PUB