Movimento positivo nos portos e aeroportos nacionais

Também o transporte de passageiros por via ferroviária (+1,1%), por metropolitano (+1,7%) e nas vias fluviais (+0,1%) continuou a aumentar.

portosDados do Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que nos portos nacionais registaram-se acréscimos de 3,1% no número de embarcações entradas, 4,3% na dimensão (GT) das embarcações e 10,3% na tonelagem de mercadoria movimentada, recuperando do decréscimo de movimentação de mercadorias nos dois trimestres anteriores.

As mercadorias transportadas por ferrovia aumentaram 11,5% (+8,7% no 3º T), reforçando a evolução positiva dos trimestres precedentes e tendo correspondido a um total de 634,2 milhões de toneladas-quilómetro (+16,7%).

Em sentido oposto, o transporte rodoviário de mercadorias, efetuado em veículos rodoviários pesados de matrícula nacional, apresentou uma variação de -6,2% (-4,4% no 3º T).

Mantendo a evolução positiva na atividade aeroportuária ao longo de 2014, no último trimestre do ano registaram-se aumentos nos movimentos de aeronaves (+5,9%), passageiros (+9,9%) e carga/correio (+10,2%) nos aeroportos nacionais.

De acordo com o INE também o transporte de passageiros por via ferroviária (+1,1%), por metropolitano (+1,7%) e nas vias fluviais (+0,1%) continuou a aumentar, embora a um ritmo inferior ao do trimestre anterior.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”]

Pin It on Pinterest