Uber lança serviço de transporte com automóveis sem motorista

A Uber lança esta quarta-feira um serviço de transporte com automóveis sem motorista, totalmente revolucionário e ultrapassando gigantes rivais de Detroit e Silicon Valley. Uma frota de carros equipados com lasers, câmaras e outros sensores vai percorrer as ruas de Pittsburg, Pennsylvania (Estados Unidos), sem ninguém ao volante, surpreendendo os clientes habituados a ser recolhidos por carros com motoristas. A empresa começa com quatro veículos Ford Fusion híbridos, mas tem já prontos para lançar mais de uma dezena.

Os carros e a tecnologia de suporte têm sido treinados na rede viária de Pittsburg há menos de dois anos, mas várias viagens de demonstração feitas antes do lançamento do serviço demonstraram que estão prontos para enfrentar a maior parte das situações. Ainda assim, os primeiros clientes irão viajar com a presença de dois técnicos da companhia, um sentado atrás do volante, preparado para conduzir em caso de algum problema, e o outro ao lado, para monitorizar o comportamento do veículo.

Este passo da Uber coloca-a à frente da restante indústria automóvel ao disponibilizar este tipo de veículos ao público em geral. Todos os grandes produtores de automóveis estão a desenvolver programas de carros automáticos sem condutor, investigação que está também a merecer a atenção de gigantes tecnológicos como a Alphabet (Google) ou a Apple. O que permitiu à Uber assumir a frente deste pelotão não foram os avanços em engenharia, mas a capacidade de acumular e gerir enormes quantidades de informação sobre estradas e condições de condução recolhida pelos seus condutores.

“Temos um dos grupos mais fortes no mundo em engenharia de condução automática, assim como a experiência de gerir uma rede de partilha de serviço automóvel em centenas de cidades”, afirmou o fundador e presidente executivo da Uber, Travis Kalanick, num artigo publicado hoje num blog.

O lançamento de carros sem condutor representa um desafio para a imagem da Uber enquanto serviço baseado numa aplicação informática que deu a milhões de proprietários de carros em todo o mundo a possibilidade de ganharem dinheiro a transportar passageiros sem licenças de serviço de táxi ou outras permissões.

A “condução automática é central para a missão da Uber”, afirmou Anthony Levandowski, vice-presidente para a área de engenharia da Uber. Mas o principal objetivo, de acordo com Kalanick, é criar estradas mais seguras.

“Os veículos não pilotados da Uber têm o potencial enorme de aprofundar a nossa missão e melhorar a sociedade, reduzindo o número de acidentes, que matam hoje 1,3 milhões de pessoas por ano, libertando 20 por cento do espaço nas cidades atualmente usado para parqueamento, e diminuindo os congestionamentos de tráfego, que desperdiçam biliões de horas todos os anos”, concluiu o presidente da empresa.

Pin It on Pinterest