A reflexologia no idoso

A Reflexologia pode ser aplicada em todas as idades e tem na 3ª idade uma importância acrescida, pelo facto dos desafios que esta idade trás, pelos pequenos (ou grandes) desequilíbrios que foram acumulando ao longo dos anos. Sente Dores e/ou desconfortos? A sua visão/audição já não é o que era? Como faz para reduzir os efeitos que a idade acarreta?
O contato físico é vital para o nosso bem-estar emocional e físico, no entanto, tem sido largamente desvalorizado.
Enquanto recém-nascidos, precisamos deste contacto para viver e é a partir dele que desenvolvemos a nossa auto-estima, o grau de confiança e o a vontade que temos na relação com o mundo que nos rodeia.
O toque no idoso em particular, pode aliviar as tensões advindas das frustrações, de desapontamentos, que causam dor e desalento a muitos dos que envelhecem sem perspetiva de um lar, ou ainda quando nele, vivenciam o distanciamento daqueles que o amparam, cuidam e afagam.
O toque alivia o desconforto e promove um estado de bem-estar, que contribui positivamente para os pacientes idosos.
Este é um importante meio de comunicação não-verbal. Para quem o recebe pode transmitir sensação de alívio, acolhimento, segurança e bem-estar. Quando bem direcionado, pode ser uma ferramenta terapêutica efetiva, por lidar com aspetos como as sensações no âmbito das emoções e do afeto.
A grande maioria dos idosos é sedentário, muitos sofrem de dolorosas artrites, dificuldade de equilíbrio ou problemas circulatórios.
A reflexologia podal ou facial ou nas mãos terá um papel estimulante, onde ira fazer com que aconteça um equilíbrio homeostático..
O idoso sabe que pelo menos uma vez por semana recebe a atenção totalmente focalizada ao seu cuidado individual, e isso fá-lo sentir-se único e valorizado.
Muitas pessoas idosas desfrutam da reflexologia pelo toque que esta terapia lhe porporciona no seu dia-a-dia, e uma sessão fara melhorar a sua qualidade de vida.
Alguns problemas de saúde específicos desta faixa etária, podem também ser abordados através da reflexologia, tendo um impacto bastante positivo no bem-estar geral do paciente.
Por exemplo,  um dos benefícios da reflexologia, é que lhe proporciona uma maior mobilidade, permitindo ao idoso/a uma maior independência, melhora a circulação sanguínea e a drenagem linfática, normaliza as funções corporais, desintoxica e revitaliza o organismo, alivia a dor, estimula o sistema imunitário e sistema nervoso e produz relaxamento profundo.
Agende já a sua consulta no centro de reflexologia da Madeira e procure terapeutas qualificados.


Eduardo Luís
Reflexologo e presidente da Ordem Mundial de Reflexologia.
reflexfunchal@gmail.com

Pin It on Pinterest