Microsoft quer erradicar o cancro em 10 anos

A Microsoft está decidida a erradicar o cancro e acredita que a informática é o caminho a tomar para a concretização desse objectivo. A empresa acredita que vai conseguir, num prazo de 10 anos, encontrar a cura para a doença que actualmente mata milhões de doentes anualmente.

A estratégia vai passar por uma abordagem totalmente digital onde as células cancerígenas serão percepcionadas e tratadas como vírus informáticos. Assim, a Microsoft pretende criar um computador molecular capaz de programar o corpo humano para combater a doença quando detectada, um processo que a tecnológica julga possível com a ajuda dos actuais registos de dados biológicos e ferramentas de análise molecular.

“Biologia e computação são disciplinas que podem parecer bastante distintas, mas têm ligações bastante profundas nas suas bases”, disse um dos investigadores envolvidos no programa.

Em última instância, a aplicação prática deste método deve resultar na criação de soluções rápidas que podem ser utilizadas por oncologistas no tratamento do cancro.

“Podemos perfeitamente utilizar os métodos que utilizamos para programar computadores na programação biológica e assim desenvolver outros tratamentos e aplicações”, afirmou o director do novo laboratório, Chris Bishop.

Pin It on Pinterest