25.º Aniversário do Grupo Coral da Casa do Povo de São Roque do Faial

O Grupo Coral da Casa do Povo de São Roque do Faial irá comemorar no próximo dia 25 de setembro o seu 25.º Aniversário. Este grupo foi fundado a 22 de Setembro de 1991 e a sua primeira atuação ocorreu na Freguesia de São Roque do Faial, no dia 24 de dezembro, desse ano, solenizando a «Missa do Galo».

Este Grupo Coral foi o primeiro a ser criado no concelho de Santana e em toda a costa norte da Madeira.

O Grupo Coral da Casa do Povo de São Roque do Faial já atuou em todas as freguesias do concelho de Santana e por toda a Região Autónoma da Madeira. Em junho de 1993, efetuou uma digressão ao Porto Santo, cantando a Missa de São João e atuando no largo da Câmara Municipal e, no verão de 1996, efetuou uma digressão à zona norte de Portugal Continental. Em setembro de 2003 realizou o seu primeiro intercâmbio com o Grupo Coral “Cantata” do Clube PT de Aveiro, tendo visitado aquela cidade entre 10 a 16 desse mês, onde realizou três concertos. Entre 6 e 13 de agosto de 2005 efetuou um intercâmbio com o Coro da Igreja Matriz da Maia – São Miguel, Açores, onde realizou dois concertos. Em agosto de 2008 volta ao continente, mais concretamente à zona do Douro onde realizou 7 concertos nos concelhos de Resende, Tarouca, Armamar e Lamego.

Esta digressão inseriu-se no intercâmbio com o Grupo Coral de Resende. Fez uma digressão a Portugal Continental, mais concretamente ao distrito de Vila Real, de 28 de julho a 5 de agosto de 2010. Esta visita inseriu-se num intercâmbio que o nosso grupo coral realizou com o Grupo Coral da Associação Cronologia dos Sons de Valpaços. Em novembro de 2010 participou na final do Concurso Nacional de Música em Beja, na vertente Grupos Corais, com a peça “Assim se Canta”.

Este coro é composto, atualmente, por 26 elementos, destes 4 são masculinos (tenores e baixos) e 22 femininos (sopranos e contraltos). O atual Diretor Artístico é o Maestro João Victor Costa, que é coadjuvado pela professora Helena Paula Luís. O responsável do Grupo Coral é o terapeuta Carlos Santos. O repertório do Grupo Coral da Casa do Povo de São Roque do Faial é constituído por uma vertente religiosa e outra profana, sendo quase na totalidade, músicas tradicionais desta freguesia, com arranjos do compositor João Victor Costa.

grupo-coral2


PUB