PortoCartoon: “Letras do Porto” mostra “Utopia com Humor”

Dezenas de desenhos do PortoCartoon, cujo tema remete para a Utopia de Thomas More, estão em exposição na Biblioteca Central da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

As obras expostas são uma seleção dos melhores trabalhos do PortoCartoon-Word Festival 2016, com particular referência à Utopia do Entendimento Mundial. Neste contexto integra-se o desenho de Plantu, desenhador-estrela de Le Monde (1ª pág.) que venceu este ano o ‘Prémio da Cultura Europeia’, conjuntamente com Eduardo Lourenço.

O desenho de Plantu tem uma grande particularidade: as inscrições estão em português – Viva a Utopia! – numa clara alusão ao protagonista da Utopia, o navegador português Rafael Hitlodeu.

A mostra insere-se numa parceria do Museu da Imprensa com o CETAPS – Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies (FLUP) e estará patente até 31 de Dezembro.
Votação aberta ao público

Durante a exposição, os visitantes poderão votar para o ‘prémio do público’ do PortoCartoon 2016, numa urna colocada na Biblioteca. A votação recairá sobre os desenhos destacados pelo Júri (premiados e finalistas). Outras duas urnas estão colocadas junto das exposições do Aeroporto (Porto) e do Museu Nacional da Imprensa. Esta votação está aberta a nível mundial, sendo que os cibernautas de qualquer parte do mundo poderão votar através de uma urna virtual patente no Museu Virtual do Cartoon (www.cartoonvirtualmuseum.org)

Pin It on Pinterest

Advertisment ad adsense adlogger