Banco de Inglaterra investiga queda da libra

O Banco de Inglaterra está a investigar os motivos que levaram à queda acentuada da libra no mercado asiático. A divisa do Reino Unido atingiu na sexta-feira um mínimo histórico, relativamente a Maio de 1985, depois de tombar mais de 6% às 00h08 horas e no espaço de apenas dois minutos.


Um dos factores que pode ter tido efeito neste comportamento foram palavras do presidente francês, François Hollande. De acordo com o Financial Times, o líder francês assinalou que os britânicos devem sofrer as consequências de quererem sair da União Europeia.
Num jantar em Paris, na última noite, Hollande afirmou que “o Reino Unido decidiu pelo Brexit e acredito mesmo que por um ‘hard Brexit'”.

 

“Temos de percorrer todo o caminho da vontade do Reino Unido para deixar a União Europeia. E temos de o fazer com firmeza”, disse o presidente francês, em Paris, na presença do presidente da Comissão Europeia.


Na última terça-feira, 4 de Outubro, a libra esterlina já tinha atingido o valor mais baixo das últimas três décadas face ao dólar. No último fim-de-semana, Theresa May, primeira-ministra, garantiu que o Reino Unido iria iniciar formalmente a saída da União Europeia no primeiro trimestre de 2017, o que levou os investidores a manifestarem novamente os seus receios em torno dos efeitos do Brexit.