Funchal prossegue obras de reabilitação urbana

À margem da Reunião de Câmara semanal, cuja principal deliberação foi a aprovação de benefícios fiscais para a revitalização urbana de mais cinco edifícios na Baixa do Funchal, o Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo, referiu que já são “mais de 50 as obras de reabilitação urbana que, até ao momento, foram abrangidas pelos incentivos atribuídos pela autarquia”.

Aludindo ao programa Cidade Com Vida e à Área de Reabilitação Urbana, que abrange os núcleos históricos de Santa Maria Maior, Sé, São Pedro e Santa Luzia, o autarca declarou “que esta é uma política que tem multiplicado as oportunidades para os privados que querem investir no Funchal. Neste momento, quem anda pela cidade, em especial pela zona histórica, apercebe-se bem da quantidade de obras que estão a decorrer, o que traduz o sucesso desta aposta”.

Os incentivos são vários, e vão desde a isenção de IMI por cinco anos à isenção de IMT a quem adquire os prédios, redução à colecta do IRS dos encargos relacionados com a reabilitação, IVA à taxa reduzida de 6 por cento e isenções das taxas municipais.

Na reunião de ontem, a Câmara também aprovou, por unanimidade, um voto de louvor ao Ciclo Madeira Clube Desportivo, que se sagrou este mês campeão nacional de BTT por equipas, na vertente de enduro.