Cientistas querem alterar o sabor dos brócolos em chocolates

Cientistas britânicos estão a desenvolver um dispositivo que consegue alterar o gosto dos alimentos, transformando-o em algo que seja mais apelativo ao paladar.

A equipa de cientistas britânicos está a desenvolver um dispositivo capaz de enganar o nosso paladar, isto é, capaz de transformar o gosto dos alimentos que comemos.

O aparelho, Batizado de Tasty Buddy, é, para já, uma barra de dois centímetros que, colocada sobre a língua, usa sinais elétricos para estimular as papilas gustativas de modo a “transformar” o sabor de qualquer alimento para um que nos seja mais agradável.

Os cientistas utilizaram os brócolos como cobaia por ser o alimento que melhor representa a recusa das crianças em comer vegetais.

O protótipo é capaz de mudar os sabores do alimento para doce ou salgado mas a ideia dos responsáveis pelo projeto é personalizar ainda mais essas opções.

O professor responsável pela ideia, Adrian Cheok, diz que “muitas crianças odeiam o sabor de vegetais”, por isso, “o Tasty Buddy pode ajudar a salvar vidas, permitindo que as pessoas escolham alimentos mais saudáveis”.

Para imitar o sabor dos doces, o dispositivo aquece rapidamente, estimulando recetores que reagem ao calor. Para o sabor salgado, uma leve corrente elétrica ativa as papilas responsáveis pelo sabor.

O Tasty Buddy será exibido, em março do próximo ano, numa feira de tecnologia em Inglaterra.