Festival de órgão vai até Machico

Depois de, na noite de ontem, Albrecht Koch (titular do grande órgão Silbermann da Catedral de Freiberg) ter conquistado o público presente na Igreja do Colégio com a interpretação de um concerto inteiramente composto por obras de Johann Sebastian Bach, o VII Festival de Órgão da Madeira desloca-se amanhã para o concelho da Machico.

Assim, a partir das 21h30, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, a noite será dedicada à Música nos Conventos Espanhóis do Barroco”, com o organista espanhol Jesús Gonzálo López, que na última quarta-feira já esteve na Igreja e Recolhimento do Bom Jesus, a mostrar uma vez mais, a sua mestria.

Sobre este concerto, é possível dizer que nos conventos espanhóis dos séculos XVII e XVIII, a música era uma constante. Desde o despertar até à hora de dormir, passando pelos momentos de oração e pelas refeições, a música acompanhava a vida dos monges. Jesús Gonzálo López dá-nos a conhecer essa realidade musical de outra época, tão introspetiva como, por vezes, divertida.

Ainda antes da noite de amanha, hoje, a partir das 21h30, a Igreja de São Martinho, no Funchal, recebe o concerto “A diminuição no séc. XVII, nas catedrais mediterrânicas”, com João Vaz no órgão e Tiago Simas Freire no corneto.

O VII Festival de Órgão da Madeira, uma organização da Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura, através da Direção Regional da Cultura, com direção artística de João Vaz, termina no próximo domingo, dia 30.
orgao1

Pin It on Pinterest