Rui Martins vence Chefe Cozinheiro 2016

Rui Martins, do Restaurante RIB Beef & Wine, no Porto, venceu a 27ª edição do concurso Chefe Cozinheiro do Ano, o mais importante concurso de cozinha para profissionais em Portugal. O chefe apresentou o menu completo Carapau, açorda e gaspacho, Bacalhau Salgado Seco da Noruega com todos (a terra e o mar), Jardineira de Vitela D.O.P. e O Ananás, coco e lima.

Em 2º lugar ficou Vítor Adão do Bistro 100 Maneiras, em Lisboa e em 3º Nuno Fernandes, do Talho, em Lisboa. O Prémio Helmut Ziebell foi também entregue a Rui Martins.

O júri da Final Nacional foi composto pelos chefes Nuno Mendes, Nuno Diniz, António Bóia, André Magalhães, Orlando Esteves e Alexandre Silva.
Os prémios

O vencedor terá a oportunidade de estagiar naquele que é considerado um dos melhores restaurantes do mundo pelos 50’s Best Restaurants El Celler de Can Roca, em Girona, um cheque Makro no valor de 1.000€, uma viagem à Noruega para conhecer o processo de captura e tratamento do Bacalhau da Noruega, uma viagem a Barcelona para conhecer a fábrica da Estrella Damm e um jantar no restaurante Tickets, um ano de seguro de acidentes da LM Protection, Caixa de Experiências by Bonduelle, uma faca de desossar e de chefe Icel Anarchy e Viagem e visita à Fábrica da Rational na Alemanha.

Todos os finalistas receberão um kit Renova personalizado e um presente Tabasco. O 2º e 3º lugar receberão respectivamente, uma faca de chefe Icel Anarchy e uma faca de pão Icel Anarchy.

Pelo Chefe Cozinheiro do Ano (CCA) têm passado os nomes mais destacados da cozinha portuguesa, como concorrentes ou pelo júri. Comprometido com os avanços da contemporaneidade da cozinha o CCA tem este ano a imagem a cargo da street artist Tamara Alves e o mote “Está na tua mão”.

A 27ª edição do Concurso Chefe Cozinheiro do Ano (CCA) conta com o Patrocínio Oficial da Makro, Bacalhau Salgado Seco da Noruega, Icel e Estrella Damm. A Bonduelle, arroz Bom Sucesso, Algaplus e Tabasco são Produto Oficial. Águas Oficiais são S. Pellegrino e Acqua Panna. Os parceiros são a Rational, Loja dos Cozinheiros e Renova. Os Parceiros Institucionais são a Feira Portugal Agro, Escolas de Hotelaria do Turismo de Portugal, a ACPP – Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal, REDE-T e Chaîne des Rotisseurs. A Jaleca Oficial é Prochef e o concurso conta com o apoio da LM Protection e da Teka. O CCA é organizado pelas Edições do Gosto e pela revista INTER.