Escultura ‘Pop Galo’ é inaugurada este domingo

Pop Galo, a mais recente escultura monumental da artista Joana Vasconcelos, é inaugurada hoje, dia 6 de novembro, pelas 17h00, na Ribeira das Naus, em Lisboa. A inauguração contará com a presença da artista, do primeiro-ministro e do presidente da Câmara de Lisboa, sendo que a obra será apresentada por Guilherme d’Oliveira Martins.

Pop Galo inicia em Lisboa uma ambiciosa itinerância por diversas cidades no mundo, no contexto de um dos mais internacionais e relevantes eventos a realizar na capital portuguesa, a Web Summit 2016.

Por sua vez, Pequim recebe a escultura no final de fevereiro para celebrar o início do Ano do Galo no calendário chinês. Xangai encerra o périplo na China, marcando também a concretização do primeiro voo de ligação direta entre Portugal e a China.

Inspirada no popular Galo de Barcelos, a escultura concilia a tradição da azulejaria nacional com a mais moderna tecnologia LED. Pop Galo tem perto de dez metros de altura; encontra-se revestido com cerca de 17 mil azulejos pintados à mão e, aproximadamente, 15 mil luzes LED, interconectadas com uma composição sonora criada especificamente para a obra, conferindo a este Galo de Barcelos tecnológico diferentes leituras, transformando a obra do dia para a noite.

Pin It on Pinterest