Funchal acumula distinções nacionais e internacionais

O Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo, falou hoje à comunicação social, à margem da Reunião de Câmara semanal, para dar conta de que o Funchal é um dos vencedores do prémio Euro-China 2016 para Cidades Verdes e Inteligentes, com o projeto da Praia Inclusiva para cidadãos com necessidades motoras e visuais, na Praia Formosa. A Fondation Prospective Innovation, sediada em Paris, atribuiu o galardão à capital da Região, por mostrar o papel-chave desempenhado pelas cidades e pelo poder local na construção de municípios sustentáveis e de uma opinião pública tolerante e informada para as questões da Inclusão. O prémio será entregue em dezembro, na cidade de Shenzhen, na China.

Paulo Cafôfo anunciou que “esta é a 4ª distinção de âmbito nacional e internacional que o Funchal recebe esta semana, em áreas tão simbólicas como a Acessibilidade, o Ambiente e o Desporto, o que nos deixa naturalmente orgulhosos da resposta que temos conseguido dar a estes desafios e nos dá força para continuar a seguir a Estratégia que definimos para o Funchal”. Além do prémio supracitado, a cidade recebeu, igualmente, a “Bandeira de Excelência”, do Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade, pelo seu planeamento estratégico e pelas ações no âmbito da Mobilidade e da Regeneração Urbana; o galardão “Município Amigo do Desporto 2016”, entregue pela Associação Portuguesa de Gestão de Desporto, pelo modelo de intervenção no desenvolvimento desportivo levado a cabo pelo Município, sobretudo destinado à população em geral; e a Bandeira Verde ECOXXI, entregue pela Associação Bandeira Azul da Europa, que premeia as autarquias com melhores práticas ambientais.

Sobre esta última, Paulo Cafôfo realçou “a atribuição ao Funchal pelo segundo ano consecutivo, com a relevância de termos tido este ano ainda maior pontuação do que no ano anterior. Acho que fala por si. Continuamos a fazer firmemente o nosso trabalho no campo ambiental e ele continua a ser reconhecido a nível europeu, dos resíduos à limpeza urbana e ao cuidado dos jardins e dos espaços verdes”.

Na Reunião de Câmara desta quinta-feira também foi aprovada, por unanimidade, uma proposta da CDU para a contração de um novo empréstimo ao investimento, na ordem dos 5 milhões€, focando três áreas: a rede viária, a habitação social/regeneração urbana e o Gabinete Técnico das Zonas Altas. A CMF vai, a partir deste momento, desencadear os procedimentos necessários à sua prossecução.

Pin It on Pinterest