Tsunami: são esperadas mais ondas em Nova Zelândia

A Nova Zelândia, abalada por um sismo de magnitude 7.4, foi agora atingida por um tsunami, cujo alerta já tinha sido accionado após o terramoto. De acordo com a Proteção Civil nacional, a primeira grande onda já chegou à costa do nordeste da Ilha do Sul, onde se registou o epicentro do sismo.

A magnitude do sismo foi inicialmente registado em 7.4, mas posteriormente revisto pelo serviço geológico dos Estados Unidos em alta para 7.8.

Admitindo que a primeira onda, já registada, não seja a maior, a Proteção Civil pede máxima cautela aos habitantes das ilhas de Chatham, onde são esperadas mais ondas, entretando já sentidas e com alturas de mais de dois metros.

“Ocorreu um tsunami, a primeira onda chegou à costa nordeste da Ilha do Sul”, indicou o Ministério da Defesa Civil e Gestão de Desastres da Nova Zelândia, na sua conta do Twitter. O Ministério recomendou aos habitantes da costa leste do país que se desloquem “para zonas elevadas ou o mais possível para o interior”, e que subam para os pisos superiores dos edifícios ou até às árvores. “Ouçam a rádio e sigam as instruções dos serviços de emergência”, acrescenta a mensagem de alerta.

nzel tsu zeland

Pin It on Pinterest