“GEA – Terra Mãe” com candidaturas abertas

A Geodiversidade da Região Autónoma da Madeira: conhecer e valorizar o património geológico local é o mote para o desafio lançado, através de um concurso, pela Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais aos alunos das escolas da Madeira e Porto Santo.

“GEA – Terra Mãe” é o nome do concurso e as candidaturas encontram-se abertas a todos os alunos que frequentam os níveis de ensino, desde o infantário ao secundário e ainda o ensino profissional, ou seja, podem concorrer os alunos que frequentam o Infantário; Pré – Escolar; 1.º, 2.º e 3.º Ciclo do Ensino Básico; Secundário e Ensino Profissional.

A ideia desta iniciativa tem por base os objetivos de sensibilizar para a importância dos conhecimentos no domínio das geociências; de promover comportamentos e atitudes sustentáveis em relação aos recursos geológicos; de conhecer a geodiversidade local em articulação com os conteúdos programáticos e de desenvolver ideias e projetos práticos que promovam a valorização do património geológico local (onde vivem ou estudam).

No contexto deste concurso, a Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais, em parceria com a Direção Regional da Educação, encontra-se a organizar a Formação “O GEA – Terra Mãe – uma estratégia de sensibilização das geociências ”, validada para professores, educadores e professores bibliotecários.

A referida Ação de Formação, decorrerá nos dias 02 e 03 de dezembro de 2016, no auditório da Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais, Rua Dr. Pestana Júnior, n.º 6, r/c, Funchal. No dia 03 de dezembro será realizada uma saída de campo, funcionando como a componente prática da ação de formação.

Os principais objetivos desta iniciativa é dotar os formandos de conhecimentos ao nível da importância da geodiversidade local no equilíbrio dos ecossistemas; de capacidades para identificar alguns geossítios e sítios de geodiversidade como sendo potenciais sítios de interesse científico, didático e de turismo sustentável e o reconhecimento no concurso escolar GEA – Terra Mãe, como uma importante ferramenta didática e pedagógica para a contextualização dos conteúdos intrínsecos aos sistemas naturais.

As inscrições estão abertas e têm de ser efetuadas através da plataforma interagir.

gea2

Pin It on Pinterest