D. Januário Torgal Ferreira no ciclo de conversas “Livros Proibidos”

A Criação do Mundo, de Miguel Torga, será a obra em análise na próxima sessão do ciclo de conversas “Livros Proibidos”, que terá como convidado D. Januário Torgal Ferreira, bispo católico português e uma das vozes mais intervenientes e críticas da sociedade portuguesa.

Este encontro, que será moderado por Maria Flor Pedroso, está marcado para o dia 23 de novembro, às 21H30, no Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras.

Este texto de Miguel Torga, um dos maiores autores da Literatura Portuguesa, foi escrito na juventude do autor e de cunho autobiográfico, utilizando a célebre metáfora biblica realtada no Génesis para falar do  mundo à sua maneira.  Por que todo nós craimos um mundo à nossa medida.

Miguel Torga, nasceu transmontano e morreu conibricense… Lugares que desempenharam um papel fundamental na contrução da sua identidade, como pessoa e como escritor. Era médico de profissão e poeta de vocação. Foi dos autores mais fustigados pelo lápis azul dos censores do Estado Novo, por ser um grande humanista, defensor convicto dos valores da liberdade, do pensamento crítico e da não opressão.

Pin It on Pinterest