Iveco distinguida nos “GreenFleet Awards 2016”

iveco2A Iveco foi nomeada “Construtor do Ano no Transporte de Grandes Volumes de Mercadorias” no âmbito da atribuição dos “GreenFleet Awards 2016” realizada recentemente, batendo a concorrência no sector, conquistando o conceituado troféu.

Os “GreenFleet Awards”, evento organizado pela revista GreenFleet, tem como objetivo mostrar tudo o que é “verde e bom” no setor das frotas do Reino Unido. Mais de 250 profissionais de frotas se reuniram-se recentemente neste evento em celebração da eficiência ambiental, tendo sido entregues prémios em 20 diferentes categorias, apresentando o que há de melhor em termos de veículos, produtos e serviços amigos do ambiente, bem como as frotas e gestores de frotas mais ambientais.

O evento decorreu no Edgbaston Cricket Stadium e este prémio é um reconhecimento das mais proeminentes realizações da Iveco no domínio da redução das emissões de dióxido de carbono e do aumento da eficiência de consumos no sector dos veículos pesados, alcançado pelo seu Novo Stralis Natural Power (NP) a gás natural – o campeão TCO₂ – modelo que recebeu enormes elogios por parte da GreenFleet.

Os juízes afirmaram que "a produção de veículos verdes de mercadorias de grandes dimensões não é fácil, mas a Iveco, o vencedor deste ano, superou-se com o Novo Stralis NP, que alguns consideram ser o “camião mais ambiental que o mundo já viu“.

O Novo Stralis NP conquistou os juízes com a sua adequação a dois ambientes operacionais distintos, o transporte logístico de longa distância, com baixas emissões, e a distribuição de grande

volume urbana e inter-urbana. De facto, a Iveco afirma que o Novo Stralis NP fornece aos operadores a oportunidade de tornar toda a sua cadeia de fornecimento ainda mais ambiental.

Stuart Webster, Director de Negócios do Iveco para o Reino Unido e República da Irlanda, comentou que “O Novo Stralis NP é o culminar de muitos anos de pesquisa e desenvolvimento no domínio dos combustíveis alternativos, pelo que é muito gratificante ver este veículo reconhecido pelo seu potencial de mudança das regras do jogo. Estamos encantados pelo facto de que o nosso esforço para a redução das emissões de CO 2 e para a economia os custos com os combustíveis foi reconhecido pela GreenFleet, destacando a missão da Iveco como parceira do transporte sustentável”.

O modelo é uma proposta de entre uma extensa gama de veículos a combustíveis alternativos

comercializados pela Iveco, sendo alimentado por um motor Iveco Cursor 9 Natural Power, de 8,7

litros ultra-limpo. Além do mais, o motor também é 50 a 75 por cento mais silencioso do que o seu

equivalente motor diesel Euro VI, reduzindo a poluição sonora entre 3 a 6 dB em comparação com outros camiões da mesma classe de performance.

Quando alimentado a gás natural comprimido (GNC) ou a gás natural liquefeito (GNL), o motor

Cursor 9 Natural Power também reduz as emissões de CO 2 em cerca de 95 por cento, em comparação com equivalentes propostas a gasóleo, tornando-o perfeito para operadores cujo espírito esteja orientado para as questões ambientais.

A grande capacidade dos depósitos de combustível do Novo Stralis NP permite o aumento da

autonomia da versão GNL para uns significativos 1.500 km, que alcança oferecendo a mesma capacidade de carga do seu equivalente a gasóleo. Como resultado, o Novo Stralis NP é, também,

ideal para missões de longa distância, ao mesmo tempo que contribui para a redução das regulares

paragens para atestos de combustível quando opera quer a nível regional, quer nas cidades.

O Novo Stralis NP é também o primeiro camião a gás natural equipado com uma caixa de 12 velocidades automatizada EuroTronic, a qual garante baixos consumos de combustível e um maior

conforto de condução em todas as operações de transporte rodoviário, de longa distância como urbano.

Sendo apenas uma das muitas melhorias introduzidas no Novo Stralis NP, a caixa de velocidades

EuroTronic contribui para a redução em 3 por cento no Custo Total de Propriedade (TCO) face ao anterior modelo, suportado também por uma redução significativa nos custos deste combustível face aos do gasóleo.

Enquanto isso, o simples sistema de pós-tratamento do Novo Stralis NP dispensa o uso de AdBlue, do filtro de partículas e dos sistemas SCR ou EGR.

A Iveco tem uma vasta experiência no mercado de veículos comerciais Natural Power. São já superiores a 15.000 as unidades alimentadas a gás em circulação e ao serviço das diferentes empresas, entre furgões, camiões e autocarros.

Pin It on Pinterest