3ª edição dos Sophia Estudante no dia 7 de dezembro

A Academia Portuguesa de Cinema promove encontros, seminários, conferências e exibe os vinte e seis filmes selecionados em quatro categorias, num evento a realizar no dia 7 de dezembro, no pequeno auditório do Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

Durante a manhã, a Academia irá promover uma série de atividades, onde convida todos os professores, profissionais das artes e do espetáculo, alunos e jornalistas a participarem em seminários e debates sobre temas relacionados com o ensino, que decorrem em sessões paralelas. “A Revolução Digital no Cinema – O Que é Que Se Segue?” será o tema da conferência em destaque liderada por Carlos Alberto Henriques. Vão estar presentes várias personalidades do cinema como o realizador Vicente Alves do Ó e o guionista João Nunes, entre muitos outros.

À tarde serão visionados 26 filmes que foram previamente selecionados por um júri, composto por membros da Academia Portuguesa de Cinema, da qual fazem parte Lauro António (realizador e membro permanente), João Cayatte (realizador e membro), Ana Paula Rainha (arquiteta e amiga da Academia) e Saúl Rafael (Diretor de Marketing da NOS e membro associado).

Candidataram-se aos Sophia Estudante 2016 oitenta e oito filmes de dezoito escolas. O júri selecionou dez ficções, seis documentários, seis animações e seis filmes experimentais. No total serão projetados no Pequeno Auditório do CCB vinte e seis filmes.

A 3ª edição dos Sophia Estudante será apresentada por Joana Ribeiro e João Jesus, ambos membros da Academia Portuguesa de Cinema. Os três primeiros de cada categoria disputarão o Grande Prémio Sophia Estudante na cerimónia de entrega dos Prémios Sophia que decorrerá no dia 22 de março de 2017, no grande auditório do CCB, em Lisboa.


PUB