Presépios da coleção particular de Duarte Gonçalves da Rosa em exposição

A Direção Regional da Cultura dos Açores, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro (BPARLSR), em Angra do Heroísmo, inaugura amanhã, dia 5 de dezembro, pelas 18h00, uma exposição de presépios da coleção particular de Duarte Gonçalves da Rosa.

A exposição, que estará patente até 7 de janeiro, pretende assinalar a quadra natalícia e revelar a diversidade do património cultural, material e imaterial, associada à representação dos presépios, células ancestrais do advento do Natal.

Esta mostra espelha a diversidade cultural e a interculturalidade, transversais a toda a Humanidade, na iconografia, no imaginário, na relação com a religião, desfazendo mitos dicotómicos entre alta e baixa cultura, artesanato rural e urbano, artesãos populares e artistas, a arte e a arte do outro.

Estes cruzamentos e a multiplicidade de representações patentes nesta exposição estão bem vincados pela diversidade e riqueza dos presépios expostos, oriundos dos Açores, de Portugal continental e de outros países de vários continentes, mas tendo também presentes os materiais utilizados, as técnicas, as linguagens estéticas, os cromatismos, a apropriação ou a imagética cultural, intercultural, a miscigenação, entre outros aspetos.

A exposição pode ser visitada no horário de funcionamento da BPARLSR, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 19h00, e, ao sábado, das 14h00 às 19h00.

Pin It on Pinterest

Advertisment ad adsense adlogger