6 milhões beneficiam 11.122 agricultores

O pagamento das ajudas à manutenção da Atividade Agrícola em Zonas Desfavorecidas (MZD) e os pagamentos Natura 2000 na Floresta estão a decorrer, prevendo-se pagar, nesta fase, 75% da ajuda, o que corresponde a, aproximadamente, seis milhões de euros de euros, que beneficiarão 11.122 agricultores da Região.

Trata-se de uma ajuda que tem o objetivo de “minimizar o impacto de condicionalismos especiais da produção na Madeira resultantes de vários factores como a insularidade, disponibilidade de mão de obra. Contrariar o abandono de áreas agrícolas e combater a desertificação do meio rural é outro dos objetivos da medida”.

Para Humberto Vasconcelos, “esta é uma medida importante resultante de um apoio europeu que em muito ajuda o agricultor regional”. Segundo fez saber o secretário da tutela, “nesta primeira serão pagos 75% do valor. O restante será pago no início do verão depois das avaliações e verificações no local por técnicos como manda o regulamento comunitário.

A ajuda é concedida ao agricultor desde que se compromete a desenvolver a atividade agrícola produtiva, independentemente do tipo de produção efetuada. Para beneficiarem deste tipo de ajuda o agricultor deverá ter uma área igual ou superior a 500 m2.

Pin It on Pinterest