Governo dos Açores assinala Dia Internacional dos Migrantes

O Governo dos Açores assinala sexta-feira, dia 16 de dezembro, o Dia Internacional dos Migrantes com uma iniciativa que inclui atuações musicais e um convívio intercultural que visa promover o diálogo e a partilha de vivências migratórias.

O programa destinado a assinalar a data decorre no Teatro Micaelense, em Ponta Delgada, a partir das 19h00, e prevê a atuação do Conservatório Regional de Ponta Delgada, da Associação de Cantadores da Ilha de São Miguel, do Coro em vários Sotaques – projeto “Tu existes, Tu contas” e dos artistas Ciro Costa e Rafael Carvalho.

A iniciativa, promovida pelo Governo dos Açores, através da Direção Regional das Comunidades, em parceria com a AIPA – Associação dos Imigrantes dos Açores e com a CRESAÇOR – Cooperativa Regional de Economia Solidária, tem como objetivo dinamizar e divulgar a diversidade cultural existente no arquipélago, proporcionando um espaço de diálogo, confraternização e partilha de vivências e experiências migratórias.

As comemorações, para além deste convívio intercultural, incluem ainda o lançamento do Guia dos Direitos e Deveres dos Imigrantes, da CRESAÇOR.

Esta iniciativa insere-se na política do Governo dos Açores de promoção do relacionamento e entendimento entre os diferentes povos e culturas que residem no arquipélago, estimulando e fomentando a interculturalidade  e prestando uma homenagem ao percurso de vida de todos os migrantes.

O Dia Internacional dos Migrantes, proclamado em 2000 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, tem como objetivo a sensibilização da comunidade internacional para a defesa dos direitos dos migrantes em todo o mundo.

Pin It on Pinterest