Euro continua a perder terreno para o dólar

O euro continua a perder terreno face ao dólar, penalizado pela possível subida de juros nos Estados Unidos e pela política monetária na Zona Euro. Esta manhã esteve nos 1,0352 dólares, um mínimo que tem paralelo a Janeiro de 2003.

A moeda europeia regista já o terceiro mês consecutivo de quedas. Fechou Setembro nos 1,1235 dólares, recuou 2,26% em Outubro, desvalorizou 3,57% em Novembro e no acumulado deste mês já desvaloriza mais de 2%.

O dólar tem vindo a ganhar terreno devido aos efeitos da vitória de Donald Trump nas presidenciais norte-americanas. Os planos do presidente eleito dos EUA passam pelo reforço do investimento público, o que poderá impulsionar a inflação, reforçando as estimativas de subida da taxa de juro de referência, o que beneficia a moeda norte-americana.

A Fed subiu a taxa de juro para entre 0,5% e 0,75% e deu indicações que poderão ocorrer mais três aumentos em 2017. Em sentido inverso, o Banco Central Europeu mantém a política de estímulos monetários, que foi prolongada até ao final do ano.

Pin It on Pinterest

Advertisment ad adsense adlogger