Iceberg prestes a desprender-se da Antártida

É um icebergue com cerca de cinco mil quilómetros quadrados. É um dos dez maiores de que há registo. E está perto de se desprender da Antártida. O alerta é de cientistas da Universidade de Swansea, no País de Gales, Reino Unido. Isto porque uma fenda no segmento Larsen C, uma das três existentes naquela barreira de gelo, aumentou rapidamente no mês de Dezembro e e faz com que o icebergue esteja preso à plataforma por apenas 20 quilómetros de gelo.

“Se [o icebergue do Larsen C] não se desprender nos próximos meses, ficarei espantado”, disse à estação de televisão britânica BBC o professor Adrian Luckman, da Universidade de Swansea.

Luckman sublinhou tratar-se de um fenómeno geográfico e não climático, uma vez que a fenda existe há décadas, mas aprofundou-se agora. A preocupação dos cientistas é a possibilidade do icebergue se desprender e os glaciares acelerarem o seu movimento em direcção ao mar, o que teria um impacto no nível dos oceanos.

Segundo estimativas dos especialistas, se o gelo retido pela barreira Larsen C chegar ao mar, o nível dos oceanos poderá subir cerca de dez centímetros. As consequências seriam devastadoras.

Pin It on Pinterest