III Conferência Internacional do Fórum para a Governação Integrada

“Colaborar: Missão Impossível?” é o tema da IIIª Conferência Internacional do Fórum para a Governação Integrada que se realiza nos próximos dias 17 e 18 de janeiro 2017, no Cinema São Jorge, em Lisboa.

Num tempo marcado pela crescente diversificação e complexificação dos problemas sociais (e.g. a exclusão social, os maus-tratos a crianças e jovens, o isolamento dos idosos, a integração de refugiados, o desemprego, a violência de género e familiar, ou noutra esfera, as alterações climáticas, o ruído, a erosão das zonas costeiras), coloca-se o desafio de encontrar a solução para gerir estes problemas com maior eficácia e maior eficiência.

Só através da construção, desenvolvimento e manutenção de relações interorganizacionais de colaboração se poderá alcançar este objetivo – a isso designamos de Governação Integrada.

Esta iniciativa é promovida pelo Fórum para a Governação Integrada com o apoio de várias entidades, como a Câmara Municipal de Lisboa, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, a Fundação Montepio, a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, a Comissão Nacional para a Promoção de Direitos e Proteção de Crianças e Jovens, o GRACE, a Câmara Municipal de Odemira e a Fundação Nossa Senhora Bom Sucesso. Conta ainda com o apoio institucional da Ministra da Presidência e Modernização Administrativa, do Ministro Adjunto e do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. Com a presença de vários oradores nacionais e internacionais, especialistas no tema da colaboração, esta Conferência partirá da realidade e de experiências concretas em Portugal (Rede Social, Comissões de Proteção de Crianças e Jovens em Risco, acolhimento e integração de Refugiados, entre outras) e procurará a partilha de informação, a cooperação e o incentivo à construção de relações de colaboração entre várias organizações.

A Conferência será constituída por vários painéis, tendo em consideração alguns fatores-chave para o sucesso desta “missão”: a Colaboração, a Participação, a Avaliação/Monitorização, a Liderança e a Comunicação.