Digitalização das estações de rádio faz “desligar” a FM na Noruega

A Noruega vai começar, nesta semana, a desligar os emissores de rádio FM, tornando-se no primeiro país do mundo a fazer a transição para a rádio digital.

O fim do FM tem início na próxima quarta-feira, na província de Nordlan, e continuará de forma progressiva nos meses seguintes nas restantes 18 províncias do país, sendo que o processo deverá estar concluído a 13 de dezembro.

Isto acontecerá apenas nas rádios de emissão nacional e em algumas regionais, sendo que a maioria das estações de rádio locais podem continuar a fazê-lo.

O parlamento norueguês tomou esta decisão em maio de 2011, numa medida que foi apresentada pelo anterior Executivo de centro-esquerda e que contou com o apoio de todas as forças políticas, com exceção do Partido do Progresso, parceiro do atual Governo de coligação de direita.

De acordo com o ministério da Cultura da Noruega, a digitalização das estações de rádio permitirá poupar cerca de 22,2 milhões de euros anualmente.

No entanto, a maioria dos noruegueses está contra a medida, muito por causa do preço a pagar pelos equipamentos para receber a rádio digital. Por exemplo, quem não tiver um recetor DAB (Digital Audio Broadcasting) no carro vai ter de comprar um ou então optar por um adaptador que, no geral, custamais de cem euros.

Pin It on Pinterest