Sinal de TDT com disponibilidade próxima de 100%

O sinal de televisão digital terrestre (TDT) apresentou valores de disponibilidade de serviço próximos dos 100% e nível de estabilidade de serviço elevado em 2016, de acordo com um estudo feito pela ANACOM, com base na informação da rede de sondas que estão espalhadas pelo país. Globalmente, é possível afirmar que nas zonas do país onde o sinal digital de televisão chega por via terrestre, a receção de televisão fez-se de forma quase permanente e sem interrupções.

“Em termos globais agregados, durante o ano de 2016, Guarda, com o maior tempo de receção de serviço, 99,96%, Faro, com 99,95%, e Viana do Castelo com 99,94%, são os distritos que apresentam níveis de disponibilidade do serviço mais elevados. Aveiro com 97,06% de disponibilidade, Leiria com 98,56% e Porto com 99,22% foram os distritos com resultados mais baixos. Todos os outros distritos tiveram um desempenho acima da média nacional (99,37%)”, revela o estudo da ANACOM.

Dos doze meses do ano de 2016, aquele em que a rede TDT apresentou melhor desempenho, com disponibilidade de serviço de 99,77 %, foi o mês de janeiro, enquanto o mês com uma disponibilidade de serviço mais baixa, com 98,83 %, foi julho.

Quanto à estabilidade de serviço, o ano de 2016 caracterizou-se por ser um período em que a estabilidade de serviço foi elevada.

Os meses com maior e menor estabilidade de serviço foram, respetivamente, dezembro de 2016 e julho de 2016 (as alterações atmosféricas com a chegada do verão provocam alguma instabilidade no sinal). Os dias com maior e menor estabilidade de serviço foram, respetivamente, 3 de dezembro de 2016 e 8 de junho de 2016. Importa ter em conta que mesmo quando a estabilidade do sinal é menor podem não existir alterações que sejam percetíveis para a generalidade dos utilizadores.

Ao longo de todo o ano, a hora em que a rede se apresentou mais estável, com menos variações, para a receção do sinal da TDT, foi a das 12 horas (das 12:00 às 13:00), enquanto a pior hora, ainda que com estabilidade de serviço elevada, foi a da 1 hora (da 1:00 às 2:00).

Pin It on Pinterest