Secretário de Estado da Saúde: Serviços responderam bem ao pico da gripe

«Ao contrário do que se dizia, nem se instalou o caos no Serviço Nacional de Saúde (SNS), nem nos hospitais, nem os serviços sentem incapacidades de dar respostas», afirmou o Secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, no hospital de Macedo de Cavaleiros, numa visita ao distrito de Bragança.

E acrescentou: «Aquilo a que tenho nesta semana, pelo País fora, com a chegada do pico da gripe, é – em todos os serviços de urgência – uma diminuição da afluência dos utentes».

«No essencial, as coisas estão bem controladas», referiu ainda o Secretário de Estado, «as estatísticas revelam que – no período mais crítico dos últimos dias, a nível nacional – as respostas baixaram os tempos de espera naqueles hospitais onde havia picos de espera realmente exasperantes para os cidadãos», sublinhou.

O Governo quis verificar localmente como decorre este processo, pelo que o Manuel Delgado está a visitar hospitais de todo o país, para se inteirar das condições em que as pessoas estão a trabalhar.

«Estas visitas servem também para dar um alento e um incentivo de natureza política aos profissionais porque é com eles que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) se está a conseguir manter, do ponto de vista de funcionamento, e sem problemas as urgências», concluiu.


PUB