Primeiro Museu da Língua Portuguesa vai ‘nascer’ em Bragança

O primeiro Museu da Língua Portuguesa, em Portugal, vai ser criado em Bragança e representa “o maior e mais importante investimento” previsto para os próximos anos no concelho, divulgou o presidente da câmara, Hernâni Dias.

Este museu faz parte do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Bragança e conta com projetos e intervenções de valor superior a 25 milhões de euros, 16 dos quais assegurados por fundos comunitários.

O projeto de maior montante é o Museu da Língua Portuguesa com 6,4 milhões de euros e que vai entrar na fase de análise das 18 propostas apresentadas para a construção e conteúdos de um equipamento único em Portugal, já que atualmente só existe o de São Paulo, no Brasil.

Referir que o Museu da Língua Portuguesa vai ser instalado nos antigos silos de Bragança e a ideia foi lançada, em 2009, num dos colóquios da Lusofonia que, em várias edições, juntou anualmente em Bragança estudiosos e representantes dos países de língua oficial portuguesa. O novo espaço ainda não tem data prevista para a abertura.

Pin It on Pinterest