Portugal é o terceiro país mais pacífico do mundo

Portugal é o terceiro país mais pacífico do mundo, antecedido pela Islândia e pela Nova Zelândia, segundo o Índice Global da Paz, hoje divulgado, pelo Instituto para a Economia e a Paz. Subiu dois lugares em relação ao ano passado no ranking que analisa o estado da situação de um país em termos de paz, tanto a nível interno como externo.

No documento “Global Peace Index” (GPI), que tem como subtítulo “avaliando a paz num mundo complexo”, os responsáveis pelo ranking elogiam a situação social e económica em Portugal. O estudo refere que o país melhorou em 12 dos 23 indicadores que o índice analisa, sobretudo o recuo da importação de armas e uma baixa no número de demonstrações de violência.

Na outra ponta desta lista estão, sem surpresa, países como Afeganistão, Iraque, Sudão do Sul, Iémen e Síria, que fecha o ranking pelo quinto ano consecutivo.

O Índice Global da Paz (Global Peace Index, GPI) é um ranking criado em 2007 pela revista The Economist, em parceria com a Universidade de Sidney (Austrália), a Universidade de Londres, a Universidade de Upsala e o Instituto Internacional de Pesquisas pela Paz de Estocolmo (estes dois últimos na Suécia).

Este ranking avalia 23 indicadores em 163 países, como os conflitos existentes ou latentes, internos ou externos, bem como a segurança, a paz social e o grau de militarização.


PUB