“Mal-do-Panamá” afecta bananeiras

O Grupo Parlamentar do PCP/Madeira tomou conhecimento de que foi detectado recentemente uma doença conhecida por “Mal-do-Panamá”, na Região, que tem afectado as plantações de banana e consequentemente os produtores de banana. Neste sentido, o PCP vai apresentar uma Proposta de Audição Parlamentar na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira para apurar as consequências que podem advir desta doença, num sector tão essencial para a economia da Região.

No sistema de produção da banana, uma das doenças que constitui uma grande preocupação é a doença conhecida como “Mal-do-Panamá”, ou fusariose da bananeira, causada pelo fungo Fusarium oxysporum f. sp.cubense, disseminado mundialmente pelas zonas produtoras de banana.

O partido realça que são várias as formas de disseminação deste agente fúngico, a par de uma longa resistência e sobrevivência no solo, pelo que importa identificar atempadamente esta doença e prevenir a contaminação de outras áreas de cultura.

“São muitos os relatos dos prejuízos causados por esta doença, no último século, noutros locais do mundo, tendo mesmo conduzido ao abandono de milhares de hectares cultivados, por isso é tida como a doença mais devastadora da cultura de banana”, aponta a deputada Sílvia Vasconcelos.

“Sendo esta, a cultura predominante na Região Autónoma da Madeira, constituindo um marco na nossa economia e um símbolo identitário da ilha da Madeira, com forte repercussão turística, importa esclarecer, com urgência, junto à entidade que tutela este sector, os reais contornos desta doença na Região, assim como analisar os seus impactos na produção regional e envidar imediatamente procedimentos de controlo e prevenção da doença”.

Pin It on Pinterest