Sismo de 6,3 na escala de Richter atingiu as ilhas gregas

Um sismo com uma magnitude de 6,3 na escala de Richter atingiu as ilhas gregas do mar Egeu e a costa oeste da Turquia. O abalo teve epicentro no mar, a 84 quilómetros noroeste da cidade turca de Esmirna (Izmir), afectando fortemente as ilhas gregas de Lesbos e Chios e sendo até sentido na capital grega, Atenas, a cerca de 470 quilómetros de distância.

O Centro sismológico Euro-Mediterrânico, EMSC, uma organização científica independente mostrou em mapa a localização do abalo próximo da costa ocidental da Turquia. O abalo foi fortemente sentido na ilha de Lesbos, onde milhares de refugiados estão asilados. Até ao momento, as autoridades gregas não adiantam a existência de danos humanos devido ao forte sismo.

O abalo foi mesmo forte. Tudo na minha clínica começou a abanar fortemente e todos fugimos para a rua com os doentes”, disse à Reuters Didem Eris, um dentista turco de 50 anos, que trabalha na cidade de Esmirna. “Estamos todos muito habituados a sismos mas este foi diferente. Pensei para mim mesmo que íamos mesmo morrer.”
O Instituto Geodinâmico de Atenas refere que o sismo atingiu 6,1 na escala de Richter. O site do jornal grego Ekathimerini refere ainda que os sismólogos do país registaram o abalo às 15:28 locais (menos duas horas em Lisboa), com epicentro no mar a cerca de 37 quilómetros da ilha de Lesbos.

Pin It on Pinterest