“O Clube 1º de Maio está projetado para o futuro”

Decorreu no passado sábado, dia 10 de junho, no Campo do 1.º de Maio, o jantar de encerramento das comemorações do 92.º aniversário do CD1.º de MAIO. Uma iniciativa do clube para encerrar a sua época desportiva 2016-2017, visando juntar a família do 1.º de maio, mas também distinguir aqueles que mais se destacaram durante a época desportiva, e que contribuíram para os sucessos do clube. Estiveram cerca de 300 pessoas no jantar, com a presença de entidades oficiais.

O Presidente da Câmara do Funchal, Paulo Cafôfo, foi recebido com aplausos por todos os presentes. Um gesto de agradecimento pelo apoio financeiro que a autarquia está a dar a este clube.

Recorde-se que foi assinado um contrato-programa entre a Câmara do Funchal e o CD1º Maio em que a autarquia vai investir cerca de 145 mil euros na renovação do sintético do Palheiro Ferreiro, que é o mais antigo da Região, e beneficiar a prática desportiva dos mais de 400 jovens que frequentam os escalões de formação do clube.

No discurso proferido nesta iniciativa festiva, Paulo Cafôfo afirmou: “O 1º de Maio é um clube que está projetado para o futuro. Nunca percam o que vos une, que é esta entidade com amizade entre toda a família”.

O edil funchalense realçou ainda que “o clube precisa de apoios, de ajuda”. E focou que “o presidente do clube fez bem em apontar desigualdades entre os clubes”, isto referindo-se ao discurso de Duarte Luciano que foi forte e direto no que se refere aos que têm apoiado e aos que nunca deram qualquer tipo de apoios ao clube.

Dirigindo-se ao Presidente do Clube do 1º de Maio, Duarte Luciano, Paulo Cafôfo realçou: “Pode contar com a Câmara Municipal do Funchal para tornar este clube ainda maior”.

Tendo em conta ao investimento aplicado pela autarquia do Funchal, Cafôfo garantiu que a 21 de agosto estarão a inaugurar o novo campo do 1º de Maio. Realçando que este jantar convívio de aniversário do clube foi a última iniciativa realizada naquele campo, situado na freguesia de São Gonçalo.

Temos de ter apoios para manter a estrutura”

Um dos pontos altos desta cerimónia foi o discurso do Presidente do Clube, Duarte Luciano que “sem papas na língua” aproveitou o momento e “disparou” em todas as vertentes focando as necessidades para o clube. “Temos de ter apoios para manter a estrutura”, frisou. Durante o tempo usufruído para falar, fez vários agradecimentos a Paulo Cafôfo perante o apoio que a autarquia do Funchal se comprometeu para com o CD1º Maio, para as obras de remodelação que vão começar em breve. E criticou os que não apoiaram em nada o clube até à data.

Duarte Luciano fez questão de realçar, perante uma sala repleta de pessoas, que “o clube do 1º de Maio arrecada com todas as despesas para manutenção das instalações”. Deixou, no final, um agradecimento a todos os que colaboram com este clube. Luciano já havia realçado que a obra no campo vai “servir os mais e menos jovens”, todos sem excepção.

Rubina Leal deixou promessa de apoio do Governo ao clube

Em representação do Governo Regional, Rubina Leal também marcou presença no jantar partilhando da mesma mesa que o autarca Paulo Cafôfo. Mas ao contrário do edil funchalense que já assinou no papel o apoio cujas obras já vão avançar, a que também é candidata à CMF, deixou promessas de que o governo regional “tudo fará para apoiar o clube”. No seu discurso, Rubina Leal enalteceu o trabalho feito em prol do desporto por toda a equipa do referido clube. Numa visita que a secretária regional fez, no passado dia 1 de maio, ao campo, Rubina Leal apontou: Pude verificar aqui, não só com os dirigentes mas também com as famílias de todos os atletas, que esta é uma verdadeira escola de formação. Acho que a freguesia de São Gonçalo e todo o conselho do Funchal, merece um clube destes”, elogiou a candidata do PSD, destacando o percurso histórico de uma coletividade que é quase centenária. “Clubes como este merecem ser acarinhados e apoiados”, vincou.

    

    

Distinções durante a época desportiva

Foram distinguidos aqueles que mais se destacaram durante a época desportiva, e que contribuíram para os sucessos do CD1º Maio.

   

   

   

   

Pin It on Pinterest