Dia Internacional do Yoga 2017 assinalado em Lisboa

Realiza-se amanhã, dia 25 de junho, pelas 10h, em Lisboa, as comemorações do Dia Internacional do Yoga, sob o lema: “Sustentabilidade e Paz Mundial”. São esperados mais de 1000 praticantes do Yoga de todo o país e de todas as idades nas Comemorações do Dia Internacional do Yoga, transformando a capital portuguesa num dos epicentros mundiais das comemorações oficiais do Dia Internacional do Yoga.

Esta será a primeira vez que se irá comemorar o Dia Internacional do Yoga depois da elevação do Yoga da Índia a Património Cultural e Imaterial da Humanidade. Reconhecido como Património da Humanidade pela UNESCO a 1 de Dezembro de 2016, o Yoga da Índia irá ser celebrado este domingo com uma Aula do Yoga para mais de 1000 praticantes, entre outras atividades.

Recorde-se que o Dia Internacional do Yoga é tradicionalmente celebrado em Portugal no domingo seguinte ao dia 21 de junho – data oficializada pela ONU – de forma a permitir que mais pessoas possam participar neste dia com diversos propósitos globais como o respeito pela Vida e pela riqueza da Diversidade – étnica e cultural, pela Tolerância inter-religiosa, pela Sustentabilidade Global Justa, pela Ecologia, e pela salvaguarda dos Ecossistemas, que tem o elevado objetivo de serem 24 horas sem derramamento de sangue em todo o Planeta, entre outros objetivos.

Portugal foi o primeiro país do mundo a celebrar o Dia Internacional do Yoga a 21 de Junho no ano de 2002 e a iniciativa da Confederação Portuguesa do Yoga candidata, desde 2001, às Nações Unidas e à UNESCO como International Day of Yoga – IDY / Dia Internacional do Yoga, no dia 21 de Junho, foi aprovada a 11 de Dezembro de 2014, por proposta da Índia e do seu Primeiro Ministro Shrí Narendra Modi, por maioria generalizada da Assembleia Geral da ONU, por 175 países, o maior número de apoiantes de sempre de todas as resoluções das Nações Unidas.


PUB