Conferência da Exposição “Vikings – Guerreiros do Mar”

No dia 21 de junho, os principais especialistas em História Medieval de Portugal e da Dinamarca estiveram presentes no Museu de Marinha para a conferência “Rainhas, Pescas e Cruzadas.

Portugal e Dinamarca desde os Vikings até à Era dos Descobrimentos”, no contexto da exposição temporária alusiva ao período Viking, patente neste Museu.
Esta iniciativa enquadrou-se no âmbito da nova Exposição temporária do Museu de Marinha – “Vikings – Guerreiros do Mar”, inaugurada por Sua Excelência, o Presidente da República, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa. Contando com mais de 600 peças originais provenientes do Museu Nacional da Dinamarca, esta exposição retrata a vida e quotidiano dos Vikings, os quais foram presença constante em saques e pilhagens no litoral da Península Ibérica a partir do século IX.
A conferência iniciou-se às 10:00 horas, terminando pelas 18h00 e esteve presente o Embaixador da Dinamarca em Portugal.  Seguiu-se uma visita guiada à exposição alusiva aos Vikings pelo Diretor do Museu de Marinha e pelos académicos portugueses e dinamarqueses presentes, finalizando-se com uma receção. A visita incluiu ainda a apresentação de um novo conteúdo expositivo, alusivo às relações Luso-Dinamarquesas entre 1214 e 1472. periferia da Europa, assim como os seus fortes laços políticos, não têm merecido o devido estudo, devendo ser melhor conhecidos. Esta foi a primeira conferência realizada sobre o tema das relações Luso-Dinamarquesas anteriores a 1500, versando igualmente sobre a possibilidade da existência de uma aliança, a qual poderá mesmo ser anterior à mais antiga que conhecemos (formalizada pelo Tratado de Windsor assinado em 1386).

Pin It on Pinterest