Museu de Angra do Heroísmo promove “Museu Adentro 8: O Primeiro Laboratório”

O Museu de Angra do Heroísmo inaugura sábado, dia 8 de julho, pelas 15h00, a oitava edição da mostra “Museu Adentro”, destacando um conjunto de aparelhos representativos do mais antigo laboratório de análises clínicas dos Açores.

Este conjunto de aparelhos pertenceu ao médico Henrique Henriques Flores, cujo acervo, que inclui instrumentos, aparelhos, equipamentos, móveis, livros e documentação diversa, foi doado ao Museu de Angra do Heroísmo em 2006.

A inauguração desta mostra inclui uma comunicação de Francisco Maduro-Dias, que abordará a importância da doação, representativa do grande desenvolvimento ocorrido ao nível da Patologia Clínica e da Medicina Laboratorial no final do século XX, que permitiu abrir caminhos de tratamento e cura até então desconhecidos, bem como o pioneirismo do médico Henrique Henriques Flores.

O programa inclui ainda uma visita orientada à reserva visitável que aloja esta doação, organizada como um laboratório de análises clínicas, típico da época de Alexander Fleming.

O “Museu Adentro” é um projeto do Museu de Angra do Heroísmo que se integra na missão de divulgar e potenciar as coleções e áreas temáticas representadas no seu acervo, pretendendo simultaneamente envolver a comunidade em que se insere, facultando-lhe informação no âmbito da história, da arte, do pensamento e também da ciência e da tecnologia.

Pin It on Pinterest

Advertisment ad adsense adlogger