Direção Regional do Ambiente associa-se ao Dabney Day com lançamento de um Roteiro

O Roteiro dos Dabney, uma iniciativa da Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo, desenvolvida pela Direção Regional do Ambiente, vai ser lançado amanhã, dia 10 de julho, integrado no programa do ‘Dabney Day’.

Este Roteiro, que começou a ganhar forma com o contributo das descendentes diretas da família Hester Anne Howland e Judith Forbes Howland, desenvolve-se num dos enredos históricos mais importantes da ilha do Faial do século XIX, que percorre as residências e os locais de eleição desta família para os negócios, mas também para o lazer.

A família Dabney, que viveu ao longo de três gerações na cidade da Horta, contribuiu indubitavelmente para o desenvolvimento económico e social da ilha do Faial e dos Açores durante 86 anos.

Através da Casa dos Dabney, a divulgação da história desta família será feita em várias iniciativas que se irão desenvolver ao longo deste ano, onde se insere o lançamento do Roteiro e, posteriormente, de um álbum fotográfico, além de um teatro itinerante para os alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico.

Este projeto resulta da parceria de várias entidades que são detentoras e proprietárias do legado da família Dabney e que pretendem criar sinergias e dinâmicas culturais que divulguem a história e o património imóvel da cidade da Horta, entre as quais se encontram a Direção Regional do Ambiente, através do Parque Natural do Faial, a Assembleia Legislativa, a Câmara Municipal da Horta, António Mota, presidente da Mota-Engil, o Castelinho, a Casa do Povo do Capelo, a Portos dos Açores, a Alfândega da Horta e a empresa Oceanic.

Pin It on Pinterest