Jornadas sobre Acesso à Cultura em novembro no Baltazar Dias

O Teatro Municipal Baltazar Dias será palco, a 27 de novembro, das Jornadas da Associação Acesso Cultura, que vão refletir sobre a “Participação Cultural: motivações e barreiras”. A Acesso Cultura é uma associação sem fins lucrativos de profissionais da cultura e de pessoas interessadas nas questões de acessibilidade, que promove a melhoria das condições de acesso – nomeadamente físico, social e intelectual – aos espaços culturais e à oferta cultural, em Portugal e no estrangeiro.

Estas Jornadas têm sido desenvolvidas em Lisboa, no Porto, em Évora e no Algarve, chegando em novembro ao Funchal, com o apoio da Câmara Municipal do Funchal e da Fundação Calouste Gulbenkian. As jornadas são dirigidas exclusivamente a pessoas que exercem atividade profissional em equipamentos ou entidades culturais como museus, galerias de arte, bibliotecas, arquivos, teatros, cineteatros, centros culturais, orquestras, companhias de teatro e de dança, entre outras. Terão a duração de 6 horas e têm como objetivo promover a reflexão acerca do que constitui uma barreira à participação cultural.

Atualmente, graças à contínua promoção da acessibilidade e da legislação em vigor, os profissionais do sector cultural têm cada vez maior consciência da existência de barreiras físicas no acesso aos espaços culturais. A reflexão sobre a acessibilidade não vai, contudo, muito além da questão física, pelo que se considera necessário que passe a existir uma visão mais holística do que constitui ‘acessibilidade’, bem como a consciência de que existem barreiras sociais e intelectuais reais, que devem ser combatidas por todos os agentes culturais.

A participação nas Jornadas é gratuita, mediante inscrição, que pode ser feita através de:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfM80tQ5O7fBKk4El-ujeZlDXBdlmnnJ8VdtElz_Ann5km0og/viewform?c=0&w=1

Pin It on Pinterest

Advertisment ad adsense adlogger