Plano Nacional de Formação Financeira na Madeira

No âmbito do Plano Nacional de Formação Financeira, irá realizar-se o programa de formação de professores elaborado pelos supervisores financeiros (Banco de Portugal, Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) e pelo Ministério da Educação, que terá lugar na escola Secundária Francisco Franco, nos dias 10, 11 e 12 de julho.

A finalidade última é proporcionar a aquisição de conhecimentos na área das finanças pessoais por parte de educadores e professores, com vista a habilitá-los à abordagem de temas da educação financeira no quadro da educação para a cidadania, contribuindo assim para a utilização generalizada no sistema de ensino do Referencial de Educação Financeira para a Educação Pré-Escolar, o Ensino Básico, o Ensino Secundário e a Educação e Formação de Adultos, aprovado pelo Ministério da Educação, em maio de 2013.

Desde o arranque do programa, em janeiro de 2014, realizaram-se, em colaboração com a Direção-Geral da Educação do Ministério da Educação, cinco oficinas de formação de professores no continente, nas cidades de Porto, Coimbra, Lisboa, Évora e Faro.

Através da parceria estabelecida com a Secretaria Regional de Educação da Região Autónoma da Madeira (RAM), os supervisores financeiros vão realizar ações de formação de professores na Região, abrangendo docentes de todos os níveis de ensino, num total de 46 formandos e 18 estabelecimentos de ensino da RAM.

Refira-se que os formadores são acreditados pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua e o curso está validado pela Direção Regional de Educação, no âmbito da formação contínua de docentes. Os conteúdos do curso têm por base o Referencial de Educação Financeira, cuja versão eletrónica está disponível no portal do Plano Nacional de Formação Financeira.

Pin It on Pinterest