Funchal entregou 35 projetos urbanísticos para as Zonas Altas

O Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo, entregou aos respetivos moradores, através do Gabinete Técnico das Zonas Altas da Autarquia, 35 novos projetos de arquitetura e especialidades para legalizar e qualificar habitações nestas zonas do concelho.

Ao lado do Vereador do Urbanismo, Domingos Rodrigues, Paulo Cafôfo considerou tratar-se “de mais uma afirmação da aposta do atual Executivo camarário na qualidade de vida das Zonas Altas do Funchal. Foram 35 projetos concretizados em cerca de meio ano, que já permitiram ultrapassar os números atingidos no ano passado e que traduzem bem o nosso compromisso em fazer cada vez mais e melhor, respondendo às necessidades desta população. Mais do que a qualificação urbanística e habitacional que é necessária ao Funchal, este é um investimento na qualidade de vida das pessoas.”

Paulo Cafôfo destaca, especialmente, “o notável trabalho de sensibilização e proximidade que é levado a cabo pelos técnicos do Gabinete e que tem permitido legalizar um número significativo de habitações. Muitas vezes as pessoas têm desconhecimento deste tipo de exigências urbanísticas, que são complexas, portanto o que temos feito é ir ao seu encontro. O Gabinete criou, para o efeito, a figura do «técnico de proximidade», cuja principal missão é ir para o terreno informar as pessoas a respeito da necessidade de apresentar projetos para poder fazer obras, da razão dessa exigência e da forma como o Gabinete Técnico das Zonas Altas as pode ajudar. Os resultados recentes têm sido muito bons.”

O Presidente explica que “o Gabinete só elabora projetos de arquitetura e especialidades para famílias com comprovadas necessidades socioeconómicas, mas que a sua ação vai bastante para além disso. Desde logo, porque a sensibilização junto das pessoas tem permitido legalizar muitas outras situações, por iniciativa dos próprios proprietários, e num esforço coordenado com o Departamento de Ordenamento do Território, que também tem trabalhado bastante neste sentido. Depois porque esta requalificação não se cinge a legalizações por si só, pois contribuímos diretamente para o incremento da qualidade das habitações, transformando, por exemplo, casos que eram aglomerados de pequenos anexos, em construções unas, coesas e de qualidade.”

Os 35 projetos entregues este mês dividiram-se da seguinte forma: 14 projetos de arquitetura, 9 projetos de acessibilidades, 6 projetos de águas e esgotos, 5 projetos de betão armado e 1 propriedade horizontal. Paulo Cafôfo destaca, por fim, o facto de serem “projetos adaptados à realidade de cada família. Tendo consciência das necessidades socioeconómicas existentes, os projetos preparados pelos nossos técnicos têm sempre em conta que é preciso fazer uma intervenção que seja uma mais-valia, mas que seja igualmente acessível para quem vai fazer a obra. Este planeamento responsável é outra ferramenta determinante no sucesso final. A proximidade é aqui o elemento-chave.”

O Presidente lembrou, por fim, a importância de valorizar as Zonas Altas da cidade e o trabalho que o Executivo em funções tem em curso, ao nível das Obras Públicas: “Definimos que melhorar a qualidade de vida nas Zonas Altas do Funchal era o grande objetivo deste último ano de mandato e serão 4 milhões de euros de investimento em acessibilidades, saneamento básico e melhoramento de espaços públicos nestas zonas, fazendo tudo ao nosso alcance para mitigar este desafio histórico que são as assimetrias do concelho.”