«Livro Branco da Comissão Europeia: Futuro da Europa» em debate

O Primeiro-Ministro, António Costa, e o comissário europeu Carlos Moedas encerram o debate dedicado ao tema «Livro Branco da Comissão Europeia: Futuro da Europa», que terá lugar no dia 14 de julho, em Lisboa.

«É necessário construir uma ambição política sobre o futuro da União Europeia (UE)», afirmou a Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Margarida Marques, em declarações à agência Lusa.

A Secretária de Estado acrescentou que «o objetivo é, ao nível europeu, construir um cenário que possa orientar o rumo relativamente ao futuro da Europa».

«Há uma audição pública e, se houver propostas apresentadas e suficientemente importantes, daremos o nosso contributo para este debate junto das instituições europeias», referiu Margarida Marques, que intervém na abertura do debate.

No debate serão discutidos os documentos que a Comissão Europeia divulgou sobre cinco áreas fundamentais: dimensão social, controlo da globalização, aprofundamento da União Económica e Monetária, o futuro da Defesa europeia e as finanças da UE.

O debate conta com dois painéis: no primeiro, dedicado ao tema «Promover o crescimento, a convergência e os direitos sociais na UE», participam o Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva, e o Secretário de Estado Adjunto e das Finanças, Ricardo Mourinho Félix.

O segundo painel intitula-se «Os desafios de um mundo globalizado e a Defesa da UE», em que intervêm os Ministros dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes.

Pin It on Pinterest