Plano de Saúde Mental deverá ser operacionalizado até final do mês

O secretário regional da Saúde concluiu ontem, com uma visita ao Centro de Reabilitação Psicopedagógica da Sagrada Família, o périplo pelas instituições de saúde com quem o Governo Regional da Madeira tem acordos de cooperação para a prestação de cuidados de saúde mental.

Na oportunidade, Pedro Ramos disse esperar que o novo Plano Regional de Saúde Mental esteja operacionalizado até ao final do mês.

Relativamente à atualização do valor da diária nestas instituições, o secretário da tutela não tem dúvidas que os valores têm de acompanhar a evolução que está a acontecer no serviço nacional de saúde”, recordando a nova portaria que regulamenta estes valores, no âmbito do sistema integrado de gestão de acesso ao serviço nacional de saúde”.

Pedro Ramos realçou o papel essencial que estas entidades desempenham na Região, na área da saúde mental. “Estamos a falar de cerca de 750 camas em 3 instituições, que fazem um trabalho complementar ao serviço público, de elevada qualidade” disse.

O Centro de Reabilitação Psicopedagógica da Sagrada Família localizado em S. Roque possui uma lotação global de 240 camas, distribuídas em 7 unidades de médio e longo internamento, 2 residências de transição e uma unidade de curto internamento de pedopsiquiatria.

Pin It on Pinterest