Alunos do Galeão são a primeira Unidade de Proteção Civil Jovem do concelho

O Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo, esteve no Parque Ecológico do Funchal, a acompanhar o ATL de Verão da Proteção Civil Municipal, desenvolvido com o propósito de complementar a formação que tem sido prestada a alunos da Escola Dr. Eduardo Brazão de Castro, em São Roque, que constituem uma das Unidades Locais de Proteção Civil (ULPC) do concelho, neste caso, a primeira ULPC Jovem do Funchal.

Paulo Cafôfo recordou que “o Serviço Municipal de Proteção Civil do Funchal tem trabalhado, desde o início do ano, na implementação destes projetos, que pela sua novidade e especificidade, exigem tempo e a adequada pedagogia e formação junto das populações-alvo, estando neste momento em implementação 5 projetos, nomeadamente no Curral dos Romeiros, nas Corujeiras e nas Babosas-Lajinhas, na freguesia do Monte, e no Sítio da Alegria e na Escola Dr. Eduardo Brazão de Castro, estes em São Roque.”

As ULPC foram anunciadas pelo Executivo liderado por Paulo Cafôfo no início do ano, como uma das novas abordagens para garantir a proteção de pessoas e bens nas Zonas Altas do concelho, dotando os cidadãos comuns de meios para saber comportar-se numa primeira resposta a situações de catástrofe. A recetividade de residentes e alunos tem sido encorajadora, com a Autarquia a incentivar a que ainda mais comunidades se disponibilizem para este efeito, no futuro próximo.

A ULPC do Galeão é, neste caso, a primeira Unidade Jovem do concelho “e tem sido um caso exemplar, quer pela abertura da Escola Dr. Eduardo Brazão de Castro em trabalhar connosco numa série de projetos pioneiros, como também foi o caso do Orçamento Participativo do Funchal, quer pela afinidade entre a população e os alunos, que consolida um grande sentimento de comunidade, de entreajuda e de compromisso”, explica Paulo Cafôfo.

Pin It on Pinterest