Líderes da oposição a Nicolas Maduro foram detidos

Dois dos líderes da oposição a Nicolas Maduro foram detidos durante a madrugada desta terça-feira pelas autoridades venezuelanas. A notícia foi avançada por Lilian Tintori, a mulher de um dos detidos, Leopoldo López, através da sua conta de Twitter. Também Antonio Ledezma, em prisão domiciliária desde 2015, foi retirado da sua habitação esta madrugada.

As detenções foram efectuadas pelo Serviço Bolivariano de Informações. Maduro já avisara que iria levantar a imunidade parlamentar a vários deputados e reestruturar o Ministério Público.

Este domingo, recorde-se, foi aprovada a Assembleia Constituinte, através de uma eleição que ficou marcada por episódios de forte violência e pelo menos dez mortes.

Fontes citadas pelo El Mundo dizem que López terá sido levado para a prisão de Ramo Verde, onde esteve preso três anos e meio. O líder da oposição ao regime de Maduro saiu da prisão no início do mês por motivos de saúde, e foi enviado para casa, em regime de prisão domiciliária, como uma “medida humanitária”.

Leopoldo López, de 47 anos, foi condenado em 2015 a 13 anos e nove meses de prisão ao ser considerado culpado de instigar as manifestações de 2014, em que morreram 43 pessoas.


PUB