LREC promove encontro sobre instabilidade de encostas e taludes de natureza vulcânica na Macaronésia

O Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC) promove, a 28 de setembro, em Ponta Delgada, a realização de um workshop sobre “Instabilidade de Encostas e Taludes de Natureza Vulcânica na Macaronésia”.

Neste encontro, que terá início às 14h00 horas, serão apresentados os projetos “Decisionlarm” e “Macastab”, desenvolvidos no âmbito do estudo da estabilidade de taludes e monitorização de instabilidades em regiões vulcânicas.

O projeto “Decisionlarm”, cofinanciado pelo FEDER (PO AÇORES 2020), trata o desenvolvimento e implementação de um sistema de apoio à decisão para alerta e alarme a movimentos de vertente com recurso à monitorização cinemática e hidrológica e à modelação hidrológica e geotécnica.

Por seu lado, o projeto “Macastab”, que se refere às bases para a elaboração de um guia metodológico para a gestão do risco natural de instabilidade em encostas e taludes de natureza vulcânica na Macaronésia, é cofinanciado pelo Interreg Mac 2014-2020 e está a ser desenvolvido em parceria com os arquipélagos das Canárias, Madeira e Cabo Verde.

Os arquipélagos que constituem a Macaronésia (Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde) são todos de origem vulcânica e consistem em regiões ultraperiféricas, com fauna e flora muito semelhante, apresentando condições atmosféricas únicas durante todo o ano.

Dada a sua natureza, localização geográfica e enquadramento geodinâmico, estes arquipélagos apresentam uma elevada suscetibilidade a fenómenos de instabilidade geomorfológica.

Neste contexto, o LREC, no âmbito das suas atribuições de divulgação do conhecimento, considerou oportuno promover um workshop sobre esta temática.

Pin It on Pinterest

Advertisment ad adsense adlogger