‘Incluir e Integrar Mais’ ronda os 430 mil euros

O projecto ‘Incluir e Integrar Mais’, apoiado pelo Fundo Social Europeu, tem como objectivo a inserção profissional.

 

A ADECOM – Associação de Desenvolvimento Comunitário do Monte e a Escola da APEL (Associação Promotora do Ensino Livre) estão a desenvolver o projeto de formação ‘Incluir e Integrar Mais’. O investimento despendido para a execução destes cursos ultrapassa os 430 mil euros.

O objetivo principal, deste programa direcionado a adultos, é a melhoria das condições de vida das pessoas em situação de maior desfavorecimento ou exclusão social, permitindo assim o desenvolvimento de competências pessoais e sociais, por forma a facilitar a sua inserção profissional.

Gabriela Fernandes, presidente da ADECOM, sublinhou que este projeto ‘Incluir e Integrar Mais’ não seria concretizável sem o apoio do Fundo Social Europeu (FSE), através do programa RUMOS. “Estes cursos são direcionados a pessoas com baixa habilitação literária, do 4º ao 9º ano, e pretendemos que todos consigam arranjar mais ‘energias’ para encontrar, neste contexto difícil, um novo projecto de vida”.

Também Marco Gomes, director pedagógico da APEL, observou que a participação nos cursos vai implicar, para além da aquisição de competências profissionais e pessoais, uma verba diária para os formandos. Um factor de extrema importância, uma vez que muitas das pessoas inscritas não recebem qualquer subsídio.

O projeto conta para já com a ASA – Associação de Desenvolvimento de Santo António e, em 2012, vai integrar também a ADBRAVA – Associação de Desenvolvimento da Ribeira Brava. Também o Centro de Segurança Social da Madeira tem um papel fundamental na identificação dos candidatos à frequência dos cursos.

Refira-se que na próxima segunda-feira, 14 de Novembro, começam os dois primeiros cursos: Higiene e Confeção de Refeições e Prestação de Cuidados). Seguem-se, até o final do ano, Jardinagem e Espaços Verdes. Cada um destes integra cerca de 16 formandos.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”]

[fbshare type=”button”]

[twitter style=”vertical” float=”left”]

Pin It on Pinterest