São Martinho continua em festa

A freguesia de São Martinho está em festa. O bacalhau assado e as castanhas servem de chamariz.

 

A freguesia de São Martinho continua em festa. Depois de uma noite rija, com muito bacalhau na brasa, vinho novo, castanhas assadas e boa música, os madeirenses voltam a juntar-se para o convívio.

Os comerciantes não se queixam do negócio, mas dizem que podia ser bem melhor. Este ano as pessoas estão mais contidas. «Sempre compram, mas não tanto como em anos anteriores», sublinha um dos vendedores, que faz passagem habitual nestes ‘arraiais”. Com o bacalhau assado a 7 euros «acho que não se podem queixar».

Colocar os preços mais em conta, seja na comida, seja na bebida, é sempre um bom truque para chamar o cliente. «Mas também não podemos perder dinheiro. Temos de fazer lucro com o que compramos», refere outro dos presentes.

Mas, mais do que a tão falada crise e a necessidade de poupar, os madeirenses e os turistas não resistem a uma boa noite de animação. E hoje, com as barracas a preceito, a expectativa é que as ruas voltem a encher para celebrar o São Martinho. «Depois pensa-se na crise».

Reza a lenda que Martinho, um valente soldado romano, foi recompensado por Deus pela sua bondade. É por isso que todos os anos, nesta altura do ano, mesmo sendo Outono, durante cerca de três dias o tempo fica melhor e mais quente: é o Verão de São Martinho.

[kaltura-widget uiconfid=”6173151″ entryid=”1_yekydyk2″ width=”400″ height=”255″ addpermission=”” editpermission=”” /]

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”]

[fbshare type=”button”]

[twitter style=”vertical” float=”left”]

Pin It on Pinterest