Vinho Madeira em expansão no mercado americano

As exportações do Vinho Madeira para o mercado americano representam um volume de negócios de cerca de 1,1 milhões de euros/ano.

O Instituto do Vinho do Bordado e do Artesanato da Madeira (IVBAM) acolheu hoje o lançamento da obra, agora expandida, “Madeira – The Island Vineyard”, da autoria de Noel Cossart. A reedição do livro contempla novos capítulos e novas notas introduzidas por Emanuel Berk, um americano profundamente ligado ao Vinho Madeira.
“O livro original, lançado pela primeira vez em 1985, tem para nós uma grande importância porque Noel Cossart foi um importante empresário do mundo dos vinhos, entre 1925 e 1953, tendo estado ligado a uma importante companhia vitivinícola da época”, salientou Paula Cabaço.
A presidente do IVBAM contou, ainda, que após a sua reforma, Noel Cossart decidiu escrever um livro sobre a ilha da Madeira e a produção do seu vinho. “Foi um livro muito emblemático que rapidamente se esgotou. Os poucos originais que sobraram foram vendidos a um preço muito alto nos leilões”, frisou.
Paula Cabaço destacou, também, que ao ser reeditado o livro alcança um carácter mais autobiográfico de Noel Cossart, realçando também a atualização relativamente aos últimos anos da história mais contemporânea do Vinho Madeira.
“Madeira – The Island Vineyard” está somente escrito em inglês, tendo  Emanuel Berk já efetuado contactos com empresas que comercializam o Vinho Madeira, no sentido destas venderam o livro.
Registe-se, ainda, que a Região foi o primeiro local de Portugal a receber o lançamento da segunda edição do livro “Madeira – The Island Vineyard”.
“Este livro é uma excelente ferramenta de divulgação e de promoção do Vinho Madeira, revelando bem a importância que este produto tem para o mercado americano. Aliás a América é o segundo maior mercado do Vinho Madeira em termos de exportação fora da União Europeia”, transmitiu Paula Cabaço.
Para além disso, “a América também é um mercado de valorização do Vinho Madeira. Ou seja, as exportações do Vinho Madeira no mercado americano, em termos de preço médio por litro, são superiores aos restantes mercados”, complementou.
A presidente do IVBAM salientou, ainda, que as exportações para o referido mercado têm vindo a crescer, representando atualmente um volume de negócios de cerca de 1,1 milhões de euros/ano. “Temos vindo a crescer, quer em quantidade quer em valor. Contamos fechar o ano com um volume de negócios de cerca de 1,2 milhões de euros”, concluiu.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”]

[fbshare type=”button”]

[twitter style=”vertical” float=”left”]

Pin It on Pinterest